
Com o propósito de tratar de forma global as mais diversas disfunções musculoesqueléticas surgiram na década de 40, fundamentada pela terapeuta francesa Françoise Mézières, a bases da hoje intitulada Reeducação Postural Global (RPG), que é uma técnica da fisioterapia utilizada para o tratamento e/ou prevenção de várias disfunções musculoesqueléticas e/ou posturais. Foi em meio a esse contexto que surgiu a noção de que uma parte do corpo em sofrimento é apenas a expressão particular de um conjunto de disfunções, sendo que a causa deve, muitas vezes, ser tratada em níveis muito distantes do problema que preocupa o paciente.
A RPG se baseia em 3 princípios fundamentais, que são:
a individualidade - cada ser humano sente e reage de maneira diferente;
a causalidade - a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma; e, por último e como o próprio nome indica;
a globalidade - tratar o corpo como um todo e não como partes isoladas, reafirmando que o corpo é uma rede de músculos interligados com reações que, em geral, ocorrem em cadeia.
Entre as indicações para tratamento com RPG estão dores cervicais, lombares e contraturas musculares, sendo que a técnica também pode ser usada como método de prevenção do agravamento desses sintomas para patologias mais graves. Além disso, é um método indicado, a todos os indivíduos com problemas posturais e de movimento e, também, em patologias traumatológicas e reumatológicas.
Os resultados obtidos com a Reeducação Postural Global são a recuperação de quadros de dor, melhora da postura e relaxamento muscular, através da eliminação de compensações e do reequilíbrio muscular e respiratório, permitindo que o indivíduo sinta seu corpo mais leve, flexível e livre de dores.
Fernanda Beatriz Reinehr