"Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo."

"Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo." Walter Franco.











sábado, 25 de junho de 2011



IMPORTÂNCIA DA BOA POSTURA NA QUALIDADE DE VIDA.





Dores musculares persistentes, desconforto generalizado após um dia de trabalho, cefaléias, vertigens e perdas de equilíbrio, fadiga crônica, dificuldades de concentração, perdas de movimentos, distúrbios da visão e da audição são alguns dos sintomas freqüentes dos problemas de postura presentes em quem sofre da Síndrome da Deficiência Postural (SDP).

A SDP é descrita por McKenzie como uma deformação mecânica dos tecidos moles normais, causada por stress postural prolongado e resultando em dor. É uma afecção de ocorrência muito comum em pessoas que não possuem nenhum problema restritivo.


Os indivíduos que sofrem dessa síndrome desenvolvem sintomas locais, ou seja, a dor ocorre na região que é submetida à sobrecarga e, nunca irradiada para outro local do corpo. Essa dor é provocada por excesso de carga ou posturas mantidas por tempo prolongado e, de modo geral, desaparece quando a estrutura é liberada da tensão que a causou. Entretanto, se o individuo repetir seguidamente esse quadro pode haver evolução para alterações patológicas, como desgastes articulares, processos inflamatórios, entre outros.


Portanto, para evitar a instalação de um quadro patológico deve-se atentar para algumas questões:
Ø A avaliação ergonômica dos móveis, colchões, travesseiros, assim como das condições de trabalho do paciente, que quando adequadas facilitam a manutenção de uma postura correta e diminuem a possibilidade de lesões decorrentes dos maus posicionamentos mantidos.
Ø A conscientização do individuo a respeito da correção da postura sempre que esta for encontrada em desalinho (na posição sentada, ereta, deitada, ao caminhar, etc).
Ø Tratamento específico de reeducação postural para adquirir uma boa imagem corporal (modo como a pessoa percebe seu corpo) e conseguir manter um bom posicionamento do corpo.

Muitos se questionam sobre o que afinal é uma boa postura?
Boa postura consiste no alinhamento ideal do corpo de forma que sejam minimizados os estresses e sobrecargas, sofridos pelas articulações e sistemas de apoio, causados pela gravidade.

Alinhamento corporal ideal:



Alinhamento corporal ideal na posição sentado em frente ao computador: Quando um indivíduo está com um bom alinhamento corporal ele consegue manter uma eficiência muscular adequada e com isso todas as atividades cotidianas se tornam mais facilmente executáveis, ou seja, menos cansativas e desgastantes, desde trabalhar sentado na frente de um computador por horas a fio até uma simples caminhada, além de preservar as estruturas osteomusculares e ligamentares evitando lesões e desgastes precoces. Todos esses aspectos fazem parte dos itens necessários para uma boa qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário