"Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo."

"Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo." Walter Franco.











sexta-feira, 30 de julho de 2010


Olá pessoal!


Hoje a postagem está um pouco diferente...

Recebi por e-mail de uma grande amiga e resolvi compartilhar com vocês...

...ainda falando de saúde...mas saúde da nossa mente.


Uma vida maravilhosa para todos vocês!



MUTANTES


Deepak Chopra


"A causa da doença é geralmente muito complexa, mas uma coisa é certa: ninguém provou ainda que é necessário adoecer."


"Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos!"


Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificados por eles. Um surto de depressão pode arrasar seu sistema imunológico; apaixonar-se, ao contrário, pode fortificá-lo tremendamente. A alegria e a realização nos mantém saudáveis e prolongam a vida.


A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse. A alegria e a realização nos mantém saudáveis e prolongam a vida. A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse.

Quem está deprimido por causa da perda de um emprego projeta tristeza por toda parte no corpo - a produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se, o nível de hormônios baixa, o ciclo de sono é interrompido, os receptores neuropeptiídicos na superfície externa das células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e até suas lágrimas contêm traços químicos diferentes das lagrimas de alegria.

Todo este perfil bioquímico será drasticamente alterado quando a pessoa encontra uma nova posição. Isto reforça a grande necessidade de usar nossa consciência para criar os corpos que realmente desejamos. A ansiedade por causa de um exame acaba passando, assim como a depressão por causa de um emprego perdido.O processo de envelhecimento, contudo, tem que ser combatido a cada dia.

Shakespeare não estava sendo metafórico quando Próspero disse: " Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos."Você quer saber como esta seu corpo hoje?Lembre-se do que pensou ontem.Quer saber como estará seu corpo amanhã?Olhe seus pensamentos hoje!" Ou você abre seu coração, ou algum cardiologista o fará por você!"

Texto do livro: Saúde Perfeita Autor: Deepak Chopra

terça-feira, 27 de julho de 2010


Desequilíbrio Muscular

Atividades realizadas repetidas vezes em posições inadequadas, o período e a sobrecarga dessas atividades, levam o organismo a um processo de adaptação que podem resultar em efeitos prejudiciais para a postura favorecendo o desequilíbrio muscular.


Por conseqüência os desequilíbrios musculares são reconhecidos como responsáveis por altos índices de lesões que ocorrem em indivíduos que ainda se encontram em atividade no trabalho e atletas. Isso ocorre devido à diferença entre as forças com que os músculos trabalham, gerando sobrecarga em ligamento, músculos e articulações.

Sabe-se que a estabilidade corporal, responsável pelo alinhamento do corpo, é diretamente ligada ao controle do Sistema Nervoso Central (SNC), pelo feedback sensorial das estruturas osteoligamentares e pelo controle da musculatura ativa. Logo, qualquer disfunção em um desses fatores vai promover instabilidade, a qual será compensada pelo corpo de alguma forma. Uma dessas formas é causando um desequilíbrio entre músculos, gerando fraqueza e encurtamentos e/ou tensionamentos musculares.


O desequilíbrio muscular pode ser explicado pela diferença de força e flexibilidade entre grupos musculares que atuam sobre uma mesma articulação, isto é, ocorre quando determinado grupo muscular apresenta-se mais forte e/ou mais tensionado do que seu respectivo.


O desequilíbrio pode ser fator causador de lesão ou estar associado a diversos fatores, como:
· Uso inadequado de estruturas corporais;
· Movimentos repetitivos em excesso;
· Má postura;
· Postura antálgica (postura pra se livrar da dor);
· Patologias articulares e/ou musculares;
· Contraturas ou aderências;
· Déficits neurológicos;
· Prática indiscriminada de atividades esportivas, dentre outras.

Os desequilíbrios musculares podem ser causa de lesões agudas ou crônico-degenerativas devido ao desalinhamento postural causado pela alteração do posicionamento das estruturas ósseas que são aproximadas quando há encurtamento muscular. Essa aproximação óssea, em geral, leva a um desgaste das estruturas articulares como meniscos, ligamentos, cartilagens articulares, discos intervertebrais, etc. Entretanto, o desequilíbrio muscular pode ocorrer como conseqüência de uma lesão inicial, como no caso de lesões traumáticas e neurológicas que podem facilitar ou inibir as contrações de determinados músculos.

O processo de instalação de um desequilíbrio muscular, normalmente, não é perceptível ao indivíduo até que suas conseqüências ou sintomas comecem a se manifestar, normalmente em forma de quadros álgicos e/ou deformidades. E, levando-se em consideração o complexo de cadeias musculares que compõem o corpo humano, o processo será seguido de uma série de compensações locais e a distância, transformando o problema inicial em complexo processo de disfunção postural.



De forma simplificada, pode-se dizer que o tratamento dos desequilíbrios consiste em promover um reequilíbrio das cadeias musculares através de técnicas que buscam realinhar o corpo de forma global devolvendo a este força, alongamento e funcionalidade na medida certa.

Sendo assim se você encontra-se nessa situação ou algo parecido, procure imediatamente um profissional qualificado e não sofra mais com esse tipo de problema.